Mulheres do meu Deus
Lc 8:1-3, Pv 31:10-31
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Na cultura oriental as mulheres eram e ainda são tratadas como se fossem mercadorias.
A esposa judia não podia andar ao lado do marido, mas atrás dele, sem poder tocar-lhe publicamente.
Um sacerdote não podia dirigir a palavra a uma mulher em praça publica.
No Brasil, somente em 1932 as mulheres tiveram direito a voto através de Getulio Vargas.
“Deus, ao fazer a mulher, não a tirou dos pés do homem para ser pisada e escravizada por ele; não a tirou das genitálias para ser objeto sexual dos machos; nem a tirou da cabeça de Adão para mandar e subjugar o homem. Deus tirou a Eva do lado do ombro, para andar e viver ombro a ombro com o homem; tirou-a de perto do coração para ser amada; tirou-a de debaixo do braço para ser protegida e amparada. É isso que Deus quer dela.”
Deus valoriza as mulheres.
Foi uma mulher que deu a luz Jesus.
Foi uma mulher que cuidou e alimentou Jesus.
Foram as mulheres que não o abandonaram mesmo sendo crucificado.
Foi uma mulher a primeira testemunha da crucificação.
Foi uma mulher a primeira pessoa a anunciar a ressurreição!
No ministério de Jesus muitas mulheres estavam com ele. Elas não eram somente figurantes, mas bastante atuantes no ministério de Jesus.
Quais são as marcas da mulher que segue a Jesus? Quem é a mulher virtuosa? Como ela é? Como ela age?
1. Ela é preciosa! Vv10, 30
Seu valor não esta somente em sua beleza exterior. Por isso ela é mais valiosa que jóias. Seu valor esta em seu coração!
A mulher bonita porem indiscreta é como uma jóia no focinho de porco (Pv 11:22).
É um desperdício. Não serve pra nada. É apenas um objeto.
A mulher virtuosa é aquela que adorna seu coração (1Pe 3:1-6).
Você é a morena cativante ou a moreninha picante? Você é a loura tocante ou a lourinha provocante? Você é a ruiva triunfante ou a ruivinha sedutora? Você é a negra elegante ou a neguinha insinuante?
2. É de confiança! V11
É uma boa administradora. O marido confia nela. Nada se perde em suas mãos.
3. Ela faz bem para seu marido! V12 cf. 1Co 7:14
Tem mulher que literalmente faz mal. Tem mulher que é um atraso na vida de seu marido. Tem mulher que barra o sucesso de seu marido.
Faz bem quando acompanha e apóia o marido! É a sub-missão.
Faz bem quando ganha o marido incrédulo para Jesus.
Faz mal quando dá mau testemunho.
Você casou para fazer seu marido o homem mais feliz do mundo!
4. É trabalhadora! Vv13-19, 27
Quando você quiser que algo seja dito, peça a um homem. Quando você quiser que algo seja feito, peça a uma MULHER.
Ela não é preguiçosa, mas é uma pessoa voluntariosa. Ativa em casa e na sua igreja.
A mulher de Deus nunca é preguiçosa, porque tem prazer em cuidar dos afazeres de casa de tal forma que, quando o seu marido chega à casa, tudo estará em ordem. Ela não espera que os outros façam aquilo que é de sua competência.
5. É alguém que ajuda o necessitado. V20
Graça. Dar o que o outro não merece receber.
Quem da aos pobres empresta a Deus (Pv 19:17).
Contribui na obra de Deus. No ministério de Jesus as pessoas que mais contribuíam financeiramente eram as mulheres (Lc 8:1-3).
6. Faz com que seu marido seja estimado entre os outros. V23
Segue uma historinha (dizem ser verdade, e eu não tenho nenhum motivo para duvidar), que fala da força da mulher: Bill e Hilary Clinton jantavam em um restaurante em sua cidade quando passou um senhor todo sujo de fuligem. Bill Clinton reconheceu no homem um antigo namorado de sua esposa, e fez o seguinte comentário: - Esta vendo Hilary, se tivesse optado por casar com ele ao invés de ter me escolhido, hoje você seria esposa de um carvoeiro (limpador de chaminé – profissão comum nos E.U.A.) e não do presidente. No que ela peremptoriamente respondeu: - Não Bill, você está enganado, se eu tivesse me casado com ele, certamente os Estados Unidos da América teria a ele como presidente.
É melhor serem dois do que um, pois tem maior ganho no salário. Quando os dois trabalham juntos, o sucesso vem mais rápido. É muito bom para um marido saber que tem uma esposa com quem pode contar. O sucesso e as vitorias vem mais rápido e com mais freqüência.
7. Ela é forte! V25
Quando ficam doentes, os homens agem como bebês, dizem as mulheres. Mas talvez elas devam seguir o exemplo dos rapazes – isso poderia salvar-lhes a vida, explicam pesquisadores da Universidade de Michigan. Quando as mulheres sofrem um enfarte, têm mais probabilidade de adiar a busca por ajuda médica e, depois, dificilmente tomam providências para melhorar a saúde em geral. O motivo? As mulheres são fortes demais; elas acham que seus problemas simplesmente não têm muita importância. Quando Steven Erickson e colaboradores perguntaram a 348 homens e 142 mulheres, que haviam sido internados por causa de enfarte, sobre seus sintomas e a medicação, descobriram que, embora as mulheres tivessem tido mais sintomas e estivessem tomando mais remédios, classificaram sua doença como menos grave do que os homens.
Não se abate diante das dificuldades. Pelo contrário, quando os momentos difíceis acontecem, surge com a determinação de mulher de Deus.
8. Sua boca é sabia. V26
A resposta branda acalma enquanto que a palavra dura suscita a ira (Pv 15:1).
Tem muita mulher que ao invés de acalmar o coração do marido, atribula mais ainda.
A vida e a morte estão no poder da língua (Pv 18:21).
As vezes a melhor coisa a fazer é calar. Até o louco se passa por sábio quando fica calado (Pv 17:28).
Quantas mulheres não arruinaram seus casamentos por causa de palavras insensatas (Pv 10:8, 13:3)?!
A mulher de Deus sabe ser cuidadosa com suas palavras, especialmente quando o seu marido é incrédulo. Os lamentos e as reclamações nunca surtem bom efeito nos ouvidos de quem os ouve.
É melhor morar sozinho que com uma mulher rixosa (Pv 21:19).
Mulher rixosa é como uma goteira em dia de grande chuva (Pv 27:15).
A mulher rixosa luta pelas coisas erradas. Faz briga e confusão por qualquer besteira.
A mulher sensata sabe como contornar uma situação desagradável, ao invés de ficar reclamando todo o tempo.
9. É uma boa mãe e uma ótima esposa. Vv28-29
BERLIM, Alemanha, 20 de março de 2007 (LifeSiteNews.com) — Uma importante apresentadora e âncora de noticiário da TV alemã provocou rebuliço em 2006 quando ela confessou que lamentava seus três divórcios, e condenou o aborto, noticiou Die-Tagespost. Eva Herman publicou seu relato de falhas fatais num estilo de vida voltado para sua carreira profissional num livro best-seller intitulado O Princípio de Eva: Rumo a uma Nova Feminilidade, à venda desde o ano passado. Agora ela publicou um segundo livro, contendo cartas de mulheres que a apóiam em sua decisão de rejeitar a propaganda feminista de realização profissional, noticiou a revista de notícias Der Spiegel. Seu segundo livro, intitulado Prezada Eva Herman, capta as reações de mulheres que confessaram que o sucesso profissional não compensou a perda de uma genuína vida familiar.
Mãe que sabe elogiar e sabe corrigir. Que sabe mimar e sabe punir.
Esposa que é mulher, é fiel e é companheira.
10. Merece o fruto do seu trabalho! V31
Mulher virtuosa não deve estar esmolando em casa. Se é uma ajudadora, uma boa esposa e uma boa mãe, deve participar dos bens de sua casa em igualdade com seu marido.
Deus abençoa. Concede graças e vitorias àquela que é fiel.
Ela tem promessa de salvação de sua família (At 16:31).
Comentários
Postar um comentário