A páscoa do Senhor - Mateus 26:26-28
A páscoa é a primeira festa religiosa no calendário judaico. Ela é comemorada no dia 14 do primeiro mês judaico, Nisã. A páscoa celebra a libertação dos hebreus pelos egípcios nos tempos de Moises.
A palavra páscoa significa passagem, do hebraico pesach. A páscoa significa literalmente a passagem do anjo destruidor por aqueles que estavam cobertos pelo sangue do cordeiro. Esse sangue era o sangue de um cordeiro macho sem defeito escolhido que deveria ser sacrificado e seu sangue deveria ser aspergido nos umbrais de cada casa. Assim, onde houvesse a marca de sangue, o destruidor não entraria na casa para matar o primogênito, mas passaria adiante.
A páscoa judaica era celebrada com outra festa, a dos pães asmos. No dia 14 era celebrada a páscoa e no decorrer dos dias, até dia 21 era celebrada a festa dos pães sem fermento. Nessa passagem de Mateus, podemos concluir então que o vinho e o pão utilizados na ceia eram sem fermento.
Reunidos no cenáculo, estavam Jesus e seus discípulos celebrando a festa mais importante do calendário religioso judaico quando acontece algo intrigante e especial: Jesus toma o pão e o vinho e diz ser seu corpo e seu sangue respectivamente. E que agora há uma nova aliança representada justamente por esses elementos.
Talvez no ato em que Cristo fez isso, alguns dos discípulos entreolharam-se não entendendo o que estava realmente acontecendo ali. Então, nos perguntamos hoje, o que o Senhor quis nos dizer diante de todos esses fatos ricos em significados? O que a páscoa judaica tem relação com a páscoa cristã? O que significa comer do seu corpo e beber do seu sangue?
São perguntas que precisam de respostas e que tem profundos significados para nossas vidas.
1. A páscoa significa passagem.
Na historia do êxodo, Deus enviaria seu juízo sobre todos os primogênitos no Egito. Somente aqueles que estavam marcados pelo sangue do cordeiro seriam poupados.
A bíblia diz que o salário do pecado é a morte, mas que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. Cristo é o cordeiro de Deus. Todos nos somos pecadores e estamos condenados a morte. Devemos morrer por causa do pecado. Entretanto, Deus nos da um livramento através do sangue de Cristo. O sangue de Jesus nos livra da morte! Aquele que está marcado pelo sangue de Jesus esta livre da morte! A morte passara por ti sem te tocar.
2. Jesus é o cordeiro de Deus.
O cordeiro precisa ser perfeito. Jesus é esse cordeiro. Ele é totalmente homem, porem não pecou, pois é também totalmente Deus. Jesus deixa isso muito claro quando apresenta o pão e o vinho sem fermento e diz ser seu corpo e seu sangue, respectivamente.
Tomai, comei. Este é o meu corpo.
Como comer do corpo e beber do sangue de Jesus?
1. Confessando com tua boca e crendo com o teu coração que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador da tua vida!
2. Se arrependendo e confessando seus pecados a Deus!
Jesus falou que era o pão da vida e que quem comesse desse pão jamais conheceria a morte, mas teria a vida eterna!
Na páscoa Jesus morreu como os cordeiros morriam durante os sacrificios. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitou dos mortos para mostrar à humanidade que era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Ele ressuscitou para nos dar a vida eterna!
O Senhor quer te dar a vida eterna hoje!
Comentários
Postar um comentário