Jesus, o nosso Boaz



Rt 1:16

1.      O livro de Rute como um todo descreve sua trajetória de vida, mostrando como algumas decisões que tomamos atraem o favor de Deus e podem nos tirar de uma vida de morte, de problemas, de maldições, e nos levam para uma vida digna, abençoada e próspera. Essa historia nos ensina que mesmo quando servimos a Deus, estamos sujeitos a tragédias. Na sua opinião, como devemos reagir quando somos surpreendidos pelas tribulações da vida?
·         Há tempo para tudo, inclusive de chorar e também de enxugar o rosto e seguir adiante;
·         Devemos entender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus;
·         Tiago diz que devemos nos alegrar apesar das tribulações;
·         Jesus nos alertou que teremos aflições nesse mundo;
·         Devemos saber lidar com as vitorias e com as derrotas da vida;

2.      Na mensagem de domingo, o pastor falou de duas leis: a Lei para os pobres (Lv 19:9-10), onde todo agricultor tinha o dever de deixar sempre uma sobra em suas plantações para as viúvas e os pobres poderem colher para si e para seus filhos e a Lei do Remidor ou Resgatador (levirato), que possibilitava uma viúva ser resgatada pelo parente mais próximo de seu marido morto, se o parente assim o desejasse (Dt 25:5-10). Se o marido falecido não tivesse irmãos, o parente homem mais próximo cuidaria da viúva, mas não necessariamente teria de casar com ela. Essa lei mantinha a propriedade na família e dava proteção a viúva, e em algumas situações, dava também um marido. Na sua opinião, o que essas leis revelam sobre Deus?
·         Deus se importa com os necessitados;
·         Deus não desampara o órfão e a viúva;
·         Deus cuida de nós e provem meios para que não fiquemos abandonados;

3.      No livro de Rute, Boaz foi o resgatador de Rute e Noemi. Ele não era obrigado, pois não era o parente mais próximo, mas mesmo assim fez questão de lutar por elas. Noemi e Rute não tinham nada, não tinham ninguém, mas um dia Boaz olhou com graça sobre elas. Através de Boaz Rute e Noemi tiveram herança, bens, direitos, bênçãos. Nessa historia você consegue identificar você e Deus? Como?
·         Rute e Noemi é a figura da humanidade desamparada pela tragédia do pecado, sem direitos, sem cobertura familiar.
·         Boaz representa Jesus.
·         Essa mudança também ocorre em nossas vidas através de um encontro com o NOSSO Boaz, Jesus.
·         Jesus nos salvou!

4.      Rute através de suas virtudes, caráter e determinação, atraiu a atenção de Boaz para si. Que atitudes de Rute podemos tomar como exemplo para chamar a atenção do NOSSO Boaz?
·         Largar a Vida de Maldições para trás e buscar a Casa do Pão – Rt 1:6-7
·         É preciso sair de Moabe e ir até a Casa do Pão!
·         Trabalhar e dar Bom Testemunho – Rt 2:2-7
·         Amar a família
·         Santificar-se – Rt 3:1-4
·         Se colocar a disposição daquele que pode nos resgatar! 


Avisos:
·         Night Gospel Jovem sábado a partir das 19h30min. Toda a igreja está convidada! Venha! Líder, convide sua célula, organize sua caravana para estarem TODOS lá!
·         Culto de celebração domingo!
·         Caravana do alimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leão, boi, homem e águia: as quatro faces de Cristo!

O Bezerro Cevado

Flechas polidas na aljava de Deus