Os altares de Abraão


Gn 12:1-8

Na mensagem de domingo, aprendemos um pouco sobre a vida de Abraão. Vimos que Abraão é considerado o pai da fé, e que sua historia parece muito com a caminhada de um crente. Abraão não foi um supercrente, mas um homem também sujeito a erros e falhas.

A historia de Abraão é um exemplo para nos para mediante a graça de Deus alcançarmos o nível mais profundo de obediência e experimentar o cumprimento da vontade de Deus para nos!

Vimos também que, acima de tudo, Abraão foi um homem de altar! Na vida de Abraão, cada altar representa um processo de amadurecimento da nossa fé e caminhada com Deus.

1. Na sua opinião, o que é um altar?
É algo para aqueles que buscam andar em obediência ao Senhor!
Altar representa um lugar de entrega e relacionamento com Deus!
O altar é o lugar onde Deus fala tudo o que Ele tem pra nós, onde depositamos nossos medos, angustias, pedidos, incapacidades, queixas, intercessões.
O altar fala de um momento dedicado exclusivamente ao relacionamento com o Senhor.

2. Porque um altar é tão importante para nossas vidas?
É no altar que você se renderá a Deus e receberá Dele todas as direções!
Quantas tolices não temos feito em nossas vidas porque nos falta direção do Espírito Santo.
O caminho longe do altar é natural. Depende do dinheiro, das coisas, dos nossos apegos e confortos.
Um altar é fundamental para fazermos a obra de Deus!

3. Vimos que um altar é um lugar físico e também espiritual. Na sua opinião, como podemos estabelecer um altar em nossas vidas?
É um lugar onde temos paz e liberdade de ter comunhão com Deus! Pode ser um quarto, uma sala, um monte, ou ate mesmo um banheiro.
Um lugar calmo e tranquilo onde você ir todos os dias e ali ter seu Tempo a Sós com Deus (TSD).
O altar não é um lugar que se visita de vez em quando, mas um lugar estabelecido permanentemente!
Quando você estabelece e usufrui de um altar físico, consequentemente alcançará um altar espiritual!

4. Abraão erigiu vários altares. O primeiro altar levantado por Abraão foi em Siquém, e é conhecido como O ALTAR DA REVELAÇÃO (Leia Gn 12:7). Na sua opinião, porque esse altar é conhecido como altar da revelação? O que aconteceu para que Deus se revelasse a Abraão?
É conhecido assim porque foi lá que Deus apareceu a Abraão.
Deus apareceu a Abraão quando Abraão decidiu obedecer ao chamado de Deus!
Quando decidimos obedecer a Deus, ele se revelará a nós!

5. Haverão obstáculos para você quando você anda em obediência a Deus! Abraão foi para a terra prometida, porem os cananeus ainda habitavam alí. Além disso, havia fome sobre a terra. Essas circunstâncias representam as resistências de satanás para nos afastar da herança! Muitas vezes, dificuldades aparecerão na nossa caminhada cristã. Quando vieram as dificuldades para Abraão, ele desceu para o Egito. Lá, aconteceram algumas coisas com ele. Abraão ficou rico, mas também quase perdeu sua família. O Egito representa o mundo. Na sua opinião, qual o perigo de fugirmos da terra prometida para o “Egito”? Respostas pessoal.

6. O segundo altar que Abraão erigiu foi entre Betel e Ai. Essas duas cidades tem um significado muito interessante. Betel significa Casa de Deus; Ai significa Monte de ruinas. Abraão estava entre a Casa de Deus e um monte de ruinas! Nesse altar Abraão foi embora do Egito e se separou de seu sobrinho Ló. O que foi que Deus fez assim que isso aconteceu? Leia Gn 13:14-17.
Deus reafirmou a promessa!
Abraão não precisava de seu sobrinho Ló.
Deus cumpre a promessa quando o obedecemos totalmente!

7. Logo após Deus se revelar a Abraão, ele se separa do mundo e das pessoas que não estavam no propósito de Deus. Em seguida, Abraão levanta sua tenda e faz um terceiro altar. Esse é conhecido como o altar da comunhão. Abraão passou a morar em Hebrom (significa aliança), tinha um altar e a própria presença do Senhor. Algumas coisas aconteceram com Abraão quando começou a viver em comunhão com Deus. Na sua opinião, o que acontece com o homem quando ele decide andar em comunhão com Deus?
Enfrentaremos guerras e venceremos! 14:14-16
Rejeitaremos as ofertas dos reis de Sodoma! 14:21-24
Reconhecemos a figura de autoridade sobre nossas vidas! 14:18-20
Somos amigos de Deus! 18-19

8. Os altares de Abraão representam momentos e fases na vida do crente na caminhada com Jesus. Esses passos iniciam a partir do momento que você obedece ao Senhor e segue na seguinte ordem: primeiro, Deus se revela; depois, é necessário uma separação do mundo; em seguida, precisamos viver em comunhão com o Senhor. O quarto altar representa a Entrega Total, quando estamos dispostos a devolver ao Senhor até mesmo a promessa que Ele nos deu! Abraão entregou o seu Isaque no monte Moriá. Na sua opinião, porque Abraão entregou Isaque no altar? (Leia Gn 22:1-9).
Abraão amava mais o Senhor que qualquer outra coisa!
Abraão sabia que Deus era capaz de ressuscitar isaque se preciso fosse!
Abraão caminhava por fé!
Abraão confiava no Senhor!

9. Leia Jo 3:16 E RESPONDA: Deus poupou Abraão e Isaque, mas não poupou a si mesmo! O que foi que Deus fez por nós? O que nós precisamos fazer? (PERGUNTA EVANGELÍSTICA)
Deus enviou seu filho Jesus para morrer em nosso lugar!
O carneiro preso pelos chifres era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Deus poupou Abraão e Isaque do sofrimento, mas não poupou a si mesmo ao dar o seu filho por nós!
Precisamos entregar nossas vidas a Jesus.
Receber Jesus como Senhor e Salvador.
“Há alguém aqui que quer entregar sua vida a Jesus?”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leão, boi, homem e águia: as quatro faces de Cristo!

O Bezerro Cevado

Flechas polidas na aljava de Deus