Como vencer a ‘Mentalidade de midianita’

Jz 6:1-6

AUXILIO PARA O FACILITADOR DA PALAVRA:
1)    Quem eram os juízes?
Foram lideres civis ou militares levantados por Deus para livrar Israel de seus opressores.
Os juízes da época não tinham formação oficial para julgar as causas do povo como a palavra juiz da hoje a entender.
2)    Como era a forma de governo naquela época?
Naquela época não havia rei em israel. Cada um fazia o que pensasse. Na medida em que surgisse a necessidade, Deus levantava um homem ou uma mulher como juz para libertar  e liderar seu povo.
3)    Como era a vida espiritual do povo naquele tempo?
Eu considero o período dos juízes como o mais sombrio da historia de israel. Era um tempo de muita inconstância espiritual. Ora via-se um povo totalmente afastado, envolvido na idolatria, ora se via um avivamento, onde Israel saia das trevas para ajustar suas contas com Deus.
4)    Quem eram os midianitas?
Os midianitas são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.
Tais descendentes de Abraão, então, deram origem à tribo dos midianitas, que mais tarde são mencionados em conjunto com os ismaelitas — também descendentes de Abraão, porém através de sua escrava egípciaHagar, que lhe deu um filho a quem deu o nome de Ismael.

Querido facilitador, estimule os irmãos a participarem, deixando-os e estimulando-os a darem suas opiniões para que juntos possam construir as respostas.

ESTUDO DA CÉLULA:

1.     Leia Juízes 6:1-6. A mentalidade de midianita é o que chamamos quando uma pessoa assume as características daquele povo. É quando uma pessoa começa a agir, a pensar da mesma forma que os midianitas que assolavam Israel no tempo dos juízes. De acordo com o texto lido acima, quais as caraterísticas da “mentalidade de midianita”?
·        É invejoso. Não reconhece que alguem trabalhou para ter o que tem.
·        É cobiçador. Gosta de se aproveitar do trabalho alheio.
·        É um sangue-suga. Não pensa em ninguém, so em si mesmo. Não deixa nada pra ninguém. V4
·        Não tem determinação de trabalhar pelos próprios frutos. É aquele que não persevera em meio as dificuldades. Quer tudo na mão.

2.     Nós podemos ver no texto que os midianitas foram um juízo de Deus sobre Israel. Na sua opinião, porque lideres com essa mentalidade são tão prejudiciais para o corpo de Cristo? Respostas pessoais.

3.     Leia Juízes 6:11-16. Vimos na mensagem de domingo que Gideão venceu os midianitas porque tinha um espirito de fé e perseverança! Na sua opinião, quais foram as atitudes de Gideão que o levaram a ser escolhido por Deus e a vencer os midianitas?
·        Era alguém que não desistia apesar das dificuldades! V11 Mesmo abalado com o saque dos midianitas, Gideão não desistiu de lutar, de viver e de trabalhar. Isso revela uma atitude de perseverança.
·        Ele tinha uma estratégia. V11 Gideão mudou a lógica da coisa. Se não estava dando certo, ele mudou.
·        Deus gosta daqueles que não desistem fácil! V12
·        Era um improvável. V15 “A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” Deus quer e gosta de usar os improváveis!
·        Era um homem de altar! V24 Altar fala de relacionamento com Deus!

4.     De acordo com o exemplo de Gideão, o que precisamos fazer para vencer a ‘mentalidade de midianita’ em nossas vidas?
·        Precisamos perseverar apesar das dificuldades!
·        Precisamos buscar em Deus estratégias para cumprir o proposito Dele em nós!
·        Precisamos crer no chamado do Senhor para nós apesar das nossas limitações!
·        Precisamos fazer da nossa vida um altar ao Senhor!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leão, boi, homem e águia: as quatro faces de Cristo!

O Bezerro Cevado

Flechas polidas na aljava de Deus