As verdades do Natal

VERDADES DO NATAL

Isaías 7:14
"Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel."

Isaías 9:6-7
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto."

1. O natal é uma data muito aguardada pela maioria da população brasileira. É um tempo de celebrar, de festejar, de reunir com a família, de dar e receber presentes, de receber o 13°, de muitas confraternizações, de ver as casas e a cidade enfeitada, etc. Na sua opinião, o que é realmente importante nessa data? Respostas pessoais e variadas.

2. Leia Isaías 7:14 e 9:6-7. Esse texto foi escrito aproximadamente 700 anos antes de Cristo. Na sua opinião, o que ele indica sobre a fidelidade da Bíblia? Sugestão de respostas.
- A Bíblia tem milhares de profecias. Muitas já se cumpriram, muitas estão se cumprindo e muitas ainda vão se cumprir.
- Existem muitas profecias acerca do nascimento de Jesus:
Jesus nasceria em Belém. Miqueias 5:2
Jesus nasceria de uma virgem. Isaías 7:14
Jesus seria homenageado por Reis. Salmo 72:10
Jesus receberia presentes. Isaías 60:6
Crianças seriam assassinadas. Jeremias 31:15
Jesus teve que fugir para o Egito. Oseias 11:1
- A mesma Bíblia que disse que Jesus viria em carne, diz que ele vai voltar.

3. Nos vimos na mensagem de domingo que a trindade participou de forma ativa no natal. Na sua opinião, o que o Pai, o Filho e o Espírito Santo fizeram para acontecer o natal?
Deus amou o mundo que deu seu filho. Deus amou o mundo. Deus é amor. Deus não tem amor. Ele é amor. Ele nos amou mesmo quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Ele nos amou primeiro.
O Espírito Santo gerou em Maria Jesus. Da mesma forma, o Espírito Santo gera espiritualmente Jesus dentro de nós. A salvação é consequência da ação do Espírito Santo dentro do homem.
Jesus foi o primeiro missionário que existiu. Ele tinha clara uma missão: buscar e salvar o que havia se perdido.

4. Leia Lucas 1:38. Maria foi o exemplo de uma serva de Deus ao dizer sim para a missão de Deus pra ela. Entretanto, essa missão poderia lhe custar caro. Primeiro, aos olhos da sociedade, pois ela poderia até ser apedrejada acusada de adultério. Segundo, aos olhos do seu marido, pois aquele filho não seria seu. Na sua opinião, qual deve ser a nosso cuidado em falar e formar nossa opinião sobre Maria?
De não colocá-la abaixo do que ela é, pois ela foi uma serva de Deus muito fiel.
De não colocá-la acima do que ela é, pois ela mesma disse que era uma serva, não uma senhora.
Temos que ter o cuidado de não desqualifica-la e também de não colocá-la no lugar ou acima de Jesus, que é o único Senhor é Salvador.

5. Nos vimos na mensagem de domingo que magos vieram do oriente para conhecer o Salvador. Eles representam a sede que as pessoas têm de conhecer a Deus. Na sua opinião, quais foram as atitudes notáveis desses homens? Sugestão de respostas.
Eles vieram de longe em busca de Jesus;
Eles criam mais nas profecias que os religiosos;
Eles eram persistentes na busca;
Eles eram generosos;
Eles tiveram suas vidas transformadas!

6. Na sua opinião, o que mais chamou sua atenção nessa mensagem? Respostas pessoais e variadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leão, boi, homem e águia: as quatro faces de Cristo!

O Bezerro Cevado

Flechas polidas na aljava de Deus