Superando os complexos deformadores de identidade - Parte 2
Trecho do Livro Identidades Restauradas
A VONTADE DE DEUS É BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA
...para que experimenteis qual seja a boa, agradável é perfeita vontade do Senhor.
Romanos 12:2b
Viver debaixo do jugo dos complexos é viver oprimido pela comparação, pela inveja, pela frustração. A Bíblia, porém está nos ensinando como desfrutar de uma vida plena e prazerosa, e o caminho é o cumprimento da vontade de Deus. O caminho é não tomar como modelo os padrões deste século, desse mundo e seus sistemas de valores, mas Cristo. Paulo está propondo um estilo de vida transformado e transformador!
Viver debaixo do jugo dos complexos é viver oprimido pela comparação, pela inveja, pela frustração. A Bíblia, porém está nos ensinando como desfrutar de uma vida plena e prazerosa, e o caminho é o cumprimento da vontade de Deus. O caminho é não tomar como modelo os padrões deste século, desse mundo e seus sistemas de valores, mas Cristo. Paulo está propondo um estilo de vida transformado e transformador!
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um den- tre vós que não pense de si mesmo além do que convém...
Romanos 12:3a
Fuja do extremo da superioridade
Dando continuidade ao ensinamento, o apóstolo diz que não devemos pensar de nós mesmos além do que convém. Em outras palavras, deixa de ser metido.
Orgulho ainda é pecado. O primeiro pecado tem sua raiz nesse mal. O grande problema de satanás foi o de querer ser igual ao Criador. O seu orgulho foi tão deformador, que de anjo de luz, ele se tornou um demônio. O orgulho tem o poder de deformar nossa identidade. A sabedoria bíblica ensina que a soberba precede a queda, a altivez de espírito precede a ruína, Deus resiste aos soberbos.
Em 2 Crônicas 26, nós vemos a história do rei Uzias. Seu aparente sucesso o fez se ensoberbecer e pensar de si além do que convém. Ele quis assumir o papel dos sacerdotes ao queimar incenso no templo. Entretanto, ele não podia fazer isso. Ele estava tocando num lugar sagrado. Ele estava indo além do que lhe era permitido. Ele pensou de si além do que convém. Ele estava violentando sua identidade. Seu propósito não era ser ministro do altar, seu propósito era ser rei. Para piorar a situação, ele não recebeu a correção dos sacerdotes por ter feito isso. Ele se sentiu acima de todos e de tudo. Qual foi a consequência? A Bíblia relata que ele ficou leproso na hora! E, por ser leproso, morou numa casa separada de todos até os últimos dias da sua vida.
Aplicando um sentido espiritual para nossas vidas, podemos concluir que a soberba causa uma lepra, não só na pele, não só na carne, mas sobretudo na alma. O interior do rei Uzias já estava leproso, podre há muito tempo, e o motivo era seu orgulho e soberba.
Em Atos 12:21-23 nós vemos outro relato de alguém que pensou de si além do que convém. Nesse texto nós vemos a morte do rei Herodes. Quero chamar sua atenção para o fato de que as duas situações citadas aqui envolvem reis. Isso nos serve de alerta para guardarmos nossos corações quando Deus nos colocar em uma posição de honra. Não pense de si além do que convém porque Deus colocou você em uma alta posição. O rei Herodes, por buscar a vanglória morreu comido de vermes diante de todos. Assim como o rei Uzias, espiritualmente ele estava apodrecido por dentro. O que estava dentro dele se manifestou fora.
Provérbios 18:1 diz que o independente se rebela contra a verdadeira sabedoria. Ou seja, quando você decide ser uma pessoa orgulhosa, isolada, obstinada, você está se rebelando contra a verdadeira sabedoria. Você conhece alguém que não recebe conselho de ninguém? Pois é. Essa pessoa esta se rebelando contra a verdadeira sabedoria.
Em Filipenses 2:3, quando Paulo escreveu à Igreja daquela cidade, ele exortou aqueles irmãos a não fazerem nada por vanglória. Vanglória é uma glória vã, uma glória que não tem sentido, vazia. Vanglória é tentar trazer sobre si uma glória que pertence a outro. No reino tudo é para a glória do Senhor. Somos o que somos pela graça de Deus. Entenda quem você é e não pense de si além do que convém.
Precisamos ter a capacidade de agir como os 24 anciãos de Apocalipse 4:10 que depositavam suas coroas aos pés do Cordeiro. Eles entendiam que se aquelas coroas estavam sobre suas cabeças, era por causa do Senhor. Eles entendiam que se eles eram ou tinham alguma coisa, era por causa do Senhor.
Trecho do Capítulo 1 do Livro Identidades Restauradas
Comentários
Postar um comentário